sexta-feira, 13 de maio de 2011

ASSUNTO 2: DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

I - As Demonstrações Financeiras que devem ser apresentadas pelas empresas conforme o IFRS:

As Demonstrações Financeiras Exigidas  pela a partir da Convergência são:

A)   BALANÇO PATRIMONIAL  Demonstração contábil  constituída de duas partes e composto por três elementos básicos , Os Ativos (Aplicações de Recursos) passivos (Origens dos Recursos) e o Patrimônio Líquido que tem por finalidade  apresentar a posição financeira e patrimonial. O Balanço Patrimonial é uma demonstração estática, as contas são classificadas no balanço de forma ordenada de forma a facilitar a interpretação e análise dos usuários.
Balanço Patrimonial – Grupos de Contas
Com a edição da Medida Provisória nº 449/08, a composição dos grupos e subgrupos do ativo e do  passivo sofrem significativas modificações.

No ativo, as contas continuam a ser dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos
nelas registrados, mas agora nos seguintes grupos:
1 - ativo circulante;
2 - ativo não-circulante, composto por:
a) ativo realizável a longo prazo;
b) investimentos;
c) imobilizado; e
d) intangível.

O grupo ativo não-circulante é composto pelos antigos grupos ativo realizável a longo prazo e ativo permanente.

O grupo realizável a longo prazo passou a ser um subgrupo do ativo não-circulante, enquanto o ativo permanente foi extinto, e seus subgrupos, incorporados ao ativo não-circulante, com exceção do ativo diferido, que também foi extinto.
O ativo diferido foi extinto pela MP nº 449/08, a qual, todavia, admite que seu saldo existente em 31de dezembro de 2008 que, pela sua natureza, não possa ser alocado a  outro grupo de contas, possa permanecer no ativo sob essa classificação até sua completa amortização, sujeito à análise sobre a recuperação.

No passivo, as contas agora devem ser classificadas nos seguintes grupos:
1 - passivo circulante;
2 - passivo não-circulante; e
3 - patrimônio líquido, dividido em capital social, reservas de capital, ajustes de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.

O antigo grupo passivo exigível a longo prazo foi extinto, e seus valores passam integrar o passivo não-circulante. Enquanto o ativo não-circulante apresenta todas as contas não classificadas no ativo circulante, o passivo não-circulante exibe as contas que não integram:
 1) o passivo circulante; e
 2) o patrimônio líquido.




Nenhum comentário:

Postar um comentário