quinta-feira, 5 de maio de 2011

ASSUNTO 6: IMPLANTAÇÃO DO IFRS NAS PMEs NOS PAÍSES QUE COMPÕEM O IASB/EUROPA

“A publicação do IFRS para PME é um grande avanço para companhias em todo o mundo. Esta norma pode ser aplicável para algo em torno de 95% das companhias ao redor do mundo.”
Sir David Tweedie
Chairman do International Accounting Standards Board - IASB 


O  IFRS Foundation e a IASB disponibiliza material relativo ao modelo do IFRS para PMEs em vários idiomas. Este material é composto por 35 módulos e trás o relato da interpretação das normas para facilitar a sua implantação.. Disponível no endereço abaixo.


Quando estudamos sobre a implementação e implantação do IFRS vem a nossa mente alguns questionamentos, tais como:
I - Quando e como se originou a necessidade de implantação nas PMEs?
II - Como foi a aceitação por parte dos contadores e empresários?
Conforme a Deloitte, em sua revista “IFRS para PMEs ao seu alcance 2010” (pag 03), a IASC em seu relatório de transição enviado a IASB em dezembro de 2000, mencionou haver “carência de uma versão das normas internacionais de contabilidade específica para pequenas empresas”. Esta declaração é oportuna, a partir que a maioria das empresas em que estão atuando no mercado são PMEs, ou seja, “têm papel decisive no mundo dos negócios”.
Há países, principalmente os que estão em desenvolvimento ou emergentes, a aplicação da IFRS na íntegra poderia trazer desvantagens que impeçam o desenvolvimento econômico, conforme estudo do Banco Mundial, pois as PMEs (contadores e empresários) acham essas normas complexas não representam suas realidades. O principal interesse destas empresas estão nas informações sobre fluxos de caixa, liquidez e solvência.
Em 2001, o IASB deu início a um projeto para desenvolver padrões Contábeis adequados para PMEs. Um grupo de trabalho composto por especialistas foi instituí do para fornecer orientações sobre questões, alternativas e possíveis soluções.
Em julho de 2009, a IASB publicou o IFRS para PMEs.
Conforme Paul Pacter, Diretor, IFRS Global Office : “ Muitos grupos globais de contabilidade receberam bem o IFRS para PMEs. Na opinião do Banco Mundial, o IFRS para PMEs “é um excelente modelo de prestação de contas para entidades menores, por ser mais adaptável ao porte das operações e a estrutura societária das PMEs, e isso deve facilitar o acesso das pequenas e médias empresas a fontes de financiamento”. A Federação Internacional de Contadores afirmou que o padrão “contribuirá para melhorar a qualidade e a comparabilidade das demonstrações financeiras das PMEs em todo o mundo e ajudará as PMEs a obter acesso a fontes de financiamento. As PMEs não serão as únicas a se beneficiar com o novo modelo: seus clientes e os usuários de suas demonstrações financeiras também serão beneficiados””.







Nenhum comentário:

Postar um comentário